quarta-feira, outubro 19, 2011

E-COMMERCE - CONCEITOS BÁSICOS

Em nossos últimos artigos nós tratamos de Marketing Digital, agora vamos falar da sua importância no comércio.
Mas qual comércio?
Comércio digital? E- commerce? Comércio online? Comérco virtual? Loja virtual?
De fato não importa o nome que é dado, em essência, é a mesma coisa, comércio na internet.
O nome mais utilizado é e-commerce.
 O e-commerce se refere a uma transação comercial pela Internet. O comércio eletrônico pode ser B2B (significa business-to-business, que compreende negócios entre empresas) e B2C (business-to-customer, e se refere à negociações comerciais de empresas direto para o consumidor final) ou apenas um dos dois. Existe ainda a modalidade C2C (customer-to-customer, ou seja, negócios realizados entre consumidores, mercadolivre.com é um exemplo).
Cada vez mais as empresas investem neste tipo de negócio, Internet, ela propiciou uma forma mais direta, rápida de chegar ao cliente, grandes redes de departamento abrem “lojas” na internet, pode-se encontrar e comprar tudo na Internet.
Mas não basta apenas fazer um site, este site precisa ser elaborado, estar atento as necessidades do mercado, responder mais rápido aos anseios dos consumidores e ter as mesmas atenções prestadas a uma loja física.
As empresas que pretendem entrar neste novo nicho de mercado, precisam se especializar e seus profissionais mais ainda, os clientes são mais exigentes e estão muito mais ligados as novidades e preços.
O e-commerce chegou para ficar, aqueles que querem permanecer neste mercado, precisam sempre conjugar um verbo: Inovar ,  a internet pede isso, inovar sempre, em tecnologias, produtos, serviços, atendimento ao cliente, publicidade, recursos humanos e etc.
Marketing digital, aí entra a sua importância, para o mercado online.
A mesma atenção que a corporação ou o profissional presta a loja física , deverá prestar a loja virtual.
Você está preparado para isso?

Por Stepan Luiz Mekbekian

Nenhum comentário: