quarta-feira, novembro 02, 2011

QUEM É O CLIENTE?

Olá.
Em nosso último artigo falamos sobre atendimento ao cliente. Mas quem é o cliente e o que ele deseja?
A resposta pode ser simples, o cliente é você.
Ora, quantas vezes, de fato nos colocamos na posição de clientes?
Quando compramos um carro, um eletrodoméstico, uma prestação de serviço, um livro, uma roupa, um telefone, um software, um curso, enfim não importa a situação, em todos estes casos nós somos os clientes.
Nós agimos de diversas formas, são incontáveis as peculiaridades que possuímos como clientes/consumidores, muitas vezes somos exigentes com aquilo que almejamos adquirir ou consumir, deixamos de fazê-lo se formos mal atendidos ou se o produto pesquisado não responder aos nossos anseios.
O cliente do século 21, da era contemporânea, sabe o que quer e exige qualidade do produto/serviço que deseja, quer ser correspondido quando faz alguma solicitação ou observação sobre o produto e tem um poder de comunicação imenso.
Esse poder acima citado pode ser usado para o bem ou não. Quantas vezes vimos as redes sociais serem usadas para denegrir um produto, uma empresa. O alcance de tal reclamação é imensurável, todos os que têm acesso - hoje praticamente todos possuem - conseguem fazer com que essa reclamação seja vista e compartilhada e muitas vezes chegam ao encontro de outros com a mesma opinião.
O cliente quer ser bem atendido, quer um bom produto, quer garantias, segurança, confiança, rapidez no atendimento e um valor adequado por aquilo que está obtendo.
Todos são clientes, ou seja, empresas, governo e a pessoa comum.
Quando existe o desejo de manter o cliente, devemos ir ao encontro dele, deve-se existir um preparo para isso, não podemos nos esquecer que hoje esse cliente tem todas as informações a seu alcance, a internet possibilitou isso, basta um “clic” e tudo vêm as suas mãos.
Quer atender bem seu cliente, coloque-se no lugar dele.
Ofereça o melhor em todos os fatores, saiba que é ele que tem o poder final, nenhuma corporação/empresa existe sem o cliente.
Você conhece o seu cliente? Sua empresa sabe atender as necessidades de seu cliente? Seus colaboradores estão preparados para solucionar os anseios de seus clientes? Qual o perfil de seu cliente?
O cliente é a peça fundamental de qualquer negociação.

Por Stepan Luiz Mekbekian

Nenhum comentário: